Pois bem caros leitores, esta publicação acaba por ser mais um texto de opinião neste blog e acabará por se tornar uma rubrica. A esta rubrica damos o nome de Reflexão da Europa.
Esta reflexão começará por salientar más notícias para todos os portugueses apaixonados por futebol. Pois é meus amigos é que quase todos os portugueses foram, por fim, eliminados de todas as competições europeias. Sim, com quase todos os portugueses quero fazer referência ao Sporting e ao Real Madrid de José Mourinho. E o meu quase vai para o Chelsea que também tem portugueses na sua equipa, como por exemplo o Paulo Ferreira ou o Bosingwa. Já Tiago não faz parte deste leque de portugueses pois não vai jogar na final da Liga Europa pelo Atlético de Madrid, pelo que escolhi não fazer referência aos homens do Vicente Calderón.
Começando por uma análise mais cuidada daquilo que foi a participação do Sporting na Liga Europa, foi sempre uma equipa muito forte, ao contrário daquilo que ia acontecendo na Liga Zon Sagres, vencendo nos 32 avos de final o Legia, passando depois por um dificílimo Manchester City que também venceu surpreendentemente. Ultrapassou também o traiçoeira Metalist, sendo apenas afastado pelo Atlético de Bilbau.
Muito mérito dou então para este Sporting europeu que batalhou contra os mais diversos adversários, sendo eliminado por uma equipa também ela surpreendente.
A final da liga Europa será realizada em Bucareste entre o Atlético de Madrid e o Atlético de Bilbau.
Já no extremo milionário e prestigioso do futebol europeu estiveram Real Madrid, Barcelona, Bayern Münich e ainda o Chelsea.
Tendo sido as meias finais compostas de Barcelona x Chelsea e Real Madrid x Bayern Münich, era de esperar uma final espanhola, o que não aconteceu para surpresa de todos.
Falando primeiro das duas mãos que envolveram o Chelsea do português Paulo Ferreira: nada faria prever que o Chelsea sobreviveria a esta onda de Tiki Taka do Barça. O Chelsea venceu a primeira mão em casa que é o primeiro para vencer uma eliminatória destas. Na segunda mão os Blues acabaram por fazer um jogo muito semelhante àquele que o Inter fez em 2010 quando eliminou o Barcelona em Camp Nou nas meias-finais caracterizado portanto por um futebol extremamente defensivo, ajudado à mistura por um penalty falhado por Lionel Messi.
Já na outra meia-final, o Real Madrid foi eliminado pelos Bávaros, o que para mim foi uma surpresa, já que o Real Madrid constava das minhas apostas para a vitória da Liga dos Campeões este ano.
Na primeira mão o Bayern ao jogar em casa demonstrou quem mandava e venceu o Real por 2-1, porém nada estava perdido para a equipa de José Mourinho.
Na segunda mão o Real Madrid controlava o jogo e vencia por 2-1 estando a eliminatória empatada.
Nada se resolveu após prolongamento o que não se justificava pois mesmo no final do prolongamento Granero teve uma oportunidade flagrante para brilhar e colocar o Real na final, mas quis armar-se em "palhaço" e atirou-se para o chão sendo admoestado com um cartão amarelo pelo árbitro da partida. Confesso que após esse momento tive vontade de esganar o rapaz, porém ainda havia hipótese da vitória nas grandes penalidades, o que não aconteceu. Após os dois melhores marcadores de penalties falharem (Cristiano Ronaldo e Kaká) foi a vez de Casillas brilhar e fazer duas brilhantes defesas que colocou ambas as equipas empatadas, contudo o melhor ainda estava para vir quando Sergio Ramos resolveu oferecer uma bola a um adepto e atirar a bola por cima do travessão. Mourinho, de joelhos no relvado, nem queria acreditar naquilo que o central espanhol tinha feito e ficou incrédulo, sendo o primeiro a retirar-se para o túnel após a grande penalidade da vitória do Bayern.
A final irá realizar-se no estádio do Bayern Münich, o que poderá significar uma vantagem para os Bávaros em relação aos Blues. Esses se vencerem tornarão o presidente Abramovic na pessoa mais feliz do mundo com certeza, pois trata-se de um troféu há muito aguardado pela equipa de Londres.



Sem comentários:
Enviar um comentário